O novo ministro da Economia quer dinamizar os portos do Algarve e destaca a importância do turismo de cruzeiros. “É uma área que está a crescer muito em Portugal”, resume António Pires de Lima, justificando o anúncio de um investimento em Faro e Portimão de 14 milhões de euros.
O turismo é globalmente apontado como o setor económico mais atrativo do Algarve e António Pires de Lima, o novo ministro da Economia, quer abrir uma nova porta para chamar ainda mais turistas. Ontem, em Portimão, o governante ancorou a promessa de investir 14 milhões de euros nos portos desta cidade e de Faro.
“O maior investimento está concentrado no porto de Portimão para dotar este porto de capacidades adicionais ao nível da captação do turismo de cruzeiros, que é uma área que está a crescer muito em Portugal”, argumentou Pires de Lima, citado pela TSF, explicando que a estrutura ainda não tem capacidade de acesso por navios de grande porte.
O referido investimento, de 14 milhões de euros, terá também o objetivo de ampliar a capacidade exportadora das duas infraestruturas. O porto de Portimão deverá ser contemplado com uma fatia de dez milhões de euros, sendo os restantes quatro para o porto de Faro.
Nas contas do Ministério da Economia, apresentadas ontem aos jornalistas, o porto de Portimão poderá receber 55 cruzeiros ainda este ano, movimentando cerca de 35 mil passageiros.
Pires de Lima revelou ainda que estes investimentos, de 14 milhões de euros, serão aplicados no âmbito da integração dos portos de Faro e de Portimão na Administração do porto de Sines, situação que estará concluída em breve, segundo o ministro.