Fórmula 1

Pirelli conclui testes preliminares de F1 no Abu Dhabi

ABU DHABI 2017 TYRE TEST - ABU DHABI 29/11/2016 © FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA (© COPYRIGHT FREE)

A Pirelli concluiu esta terça-feira no Abu Dhabi um dia de testes preliminares para avaliar a construção de pneus para a próxima temporada, onde os regulamentos mudam e as dimensões de ‘calçado’ e monolugares vão aumentar

Trataram-se de ensaios privados, na qual foram utilizados monolugares e pilotos das equipas de topo – Mercedes, Ferrari e Red Bull – que trabalharam numa série de pneus que para já são apenas protótipos.

Rodas 25 por cento maiores, tanto à frente como atrás, foi aquilo com pilotos como Lewis Hamilton, Max Verstappen, Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Pascal Wehrlein tiveram que lidar no circuito de Yas Marina, que dois dias antes foi palco do último grande prémio da temporada 2016.

Foi um extensivo programa de testes, com 331 voltas a serem percorridas no traçado do Abu Dhabi – o equivalente à distância de três corridas, mesmo tendo em conta que Hamilton teve uma presença curta no Yas Marina, devido a uma indisposição.

ABU DHABI 2017 TYRE TEST - ABU DHABI 29/11/2016 © FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA (© COPYRIGHT FREE)

O vice-campeão do mundo partilhou o Mercedes W06 Hybrid modificado com Wehrelin, enquanto Raikkonen guiou o Ferrari SF15T, e Ricciardo e Verstappen dividiram deveres aos comandos do Red Bull RB11.

Segundo os responsáveis da Pirelli, foram testados “aproximadamente 96 diferentes protótipos”. E segundo Paul Hembery, chefe do programa F1 da marca milanesa de pneus, trataram-se amostras daquilo que serão as borrachas de 2017.

“Agora começa o trabalho duro de colher e analisar os resultados dos nossos 24 dias e aproximadamente 12 mil quilómetros de testes de modo a definir os pneus com que vamos correr no próximo ano”, esclareceu Hembery.

“Esses irão ser já utilizados nos carros de 2017 pela primeira vez durante a bateria de testes de Fevereiro. Este nosso último teste no Abu Dhabi correu como planeado e pudemos recolher os dados que queríamos graças a três ‘muletos’ da Mercedes, Red Bull e Ferrari. Sem eles seria impossível levar a cabo o nosso programa de desenvolvimento”, rematou o responsável da Pirelli para a Fórmula 1.

ABU DHABI 2017 TYRE TEST - ABU DHABI 29/11/2016 © FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA (© COPYRIGHT FREE)

Em destaque

Subir