Tecnologia

Pirateou o Instagram, com apenas 10 anos, e recebeu 10 mil dólares de agradecimento

Instagram feed

Uma criança com apenas 10 anos de idade conseguiu piratear o Instagram. Jani, o pequeno hacker, demonstrou como se explora uma grave falha de segurança e a empresa dona do Instagram, o Facebook, agradeceu-lhe a ‘dica’ com uma recompensa de 10 mil dólares.

Como é prática nas grandes empresas tecnológicas, o Facebook dá prémios aos hackers a quem encontrar ‘bugs’ nos sistemas informáticos, evitando que as vulnerabilidades se tornem populares e provoquem danos bem mais elevados.

Só no ano passado, a empresa gastou mais de 936 mil dólares (cerca de 811 mil euros) a recompensar 210 hackers, isto num período em que recebeu mais de 13 mil denúncias de vulnerabilidades.

O mais novo, na ordem cronológica (e se calhar na idade, mas tal não foi ainda confirmado) a beneficiar desta política é Jani, um menino finlandês de 10 anos.

Mesmo sem poder ter um perfil no Instagram (só possível a partir dos 13 anos), o pequeno hacker encontrou uma falha de segurança que permitia a alguém mal-intencionado apagar conteúdos de texto, como legendas ou comentários.

O menino enviou um email ao Instagram a revelar que, “se quisesse”, podia ter apagado os comentários “do Justin Bieber”. Como prova, foi a uma conta de teste, criada pela empresa, e apagou um dos comentários.

A falha de segurança foi corrigida, em março, e o Facebook (que comprou o Instagram) decidiu recompensar a ‘ajuda’ deste pequeno hacker com um prémio de 10 mil dólares, cerca de 8600 euros.

Em destaque

Subir