Tecnologia

Pirataria: Líder do LulzSec ajudou FBI na detenção de membros do Anonymous

lulzsec_1A pirataria mundial parece estar a sofrer um revés inesperado, pelo menos no que toca a surpresas. Primeiro foi em Espanha, onde a Interpol deteve quatro pessoas, esta semana foi nos Estados Unidos, onde o FBI deteve mais cinco. Desta vez, porém, não houve detenções, mas a notícia está de certa forma a chocar alguns.

Ao que parece, o famoso líder do grupo hacker dos Lulz Security, ou LulzSec, trabalhou em cooperação com o Federal Bureau of Investigation (FBI) durante muito tempo. É conhecido na rede como Sabu mas o seu nome verdadeiro é Hector Xavier Monsegur. Residia em Nova Iorque e tem 28 anos.

O hacker foi, ao que tudo indica, detido pelo FBI em junho de 2011 e colaborou com a organização norte-americana durante meses. Em contrapartida, Hector Monsegur evitou uma pena de prisão que podia ultrapassar os 100 anos e uma caução no valor de mais de 50 mil dólares.

Durante todo esse tempo, ‘Sabu’ forneceu dados importantes ao FBI sobre alguns ataques que estavam planeados pela organização de piratas informáticos que liderava, contribuindo assim para alguns desses fossem detetados e anulados a tempo pelos investigadores.

Sabe-se agora que Hector Monsegur terá sido um dos informadores secretos que levou à detenção e acusação, esta semana, de cinco membros do Anonymous, outro conhecido grupo de hackers. Saiba mais aqui.

A rede mundial de pirataria parece ter cada vez mais o cerco apertado, quer pelo FBI quer pela Interpol. Recorde-se que na semana passada, também em Espanha as autoridades conseguiram por termo às intenções de um grupo de quatro piratas. As pessoas detidas eram inclusive responsáveis pela gestão de alguns servidores utilizados para comunicações seguras entre ciberterroristas. Saiba mais aqui.

Se LulzSec e Anonymous sempre foram olhados por todos como um só grupo, com objetivos em comum, certo é que agora percebe-se que as prioridades dos membros não foram nem são sempre as mesmas. Responsáveis do grupo Anonymous já reagiram a detenção dos seus membros afirmando que são “como uma Hidra, quando cortam a cabeça, nascem dois membros”, era esta a mensagem que podia ler-se na conta oficial do Anonymous, na rede social Twitter.

Em destaque

Subir