Tecnologia

Pirataria: Grupo Anonymous revela código fonte do Norton Antivírus

anonymous_1A informação já tinha sido comunicada no passado mês de janeiro. Agora, além de assumir a autoria do ataque, o grupo Anonymous disponibiliza online o código fonte de um dos mais conhecidos antivírus do mundo.

Os milhares linhas de código estão disponíveis no conhecido portal The Pirate Bay. Quem quiser pode então descarregar os mais de mil megas de informação sobre um dos mais conhecidos e conceituados softwares de antivírus.

Em janeiro passado, a Symantec confirmou o roubo do código. Porém, na altura, a empresa norte-americana afirmou que a segurança dos sistemas não estava comprometida. Não se sabe no entanto se a informação roubada na altura é a mesma que é agora disponibilizada no The Pirate Bay pelo Anonymous visto que, algumas fontes revelam que o código agora tornado público foi roubado em 2006.

Apesar de ser um dos mais utilizados do mundo, o Norton Antivírus é ao mesmo tempo um dos mais criticados. Se por um lado, parece por vezes não ser um sistema protetor capaz, talvez nenhum o seja é certo, por outro é também alvo de críticas devido aos recursos que retira aos computadores.

O nome Norton advém do fundador da Symantec, Peter Norton, que começou a construir a companhia de segurança informática em 1981. Atualmente, é uma das maiores empresas mundiais nesta área.

O grupo de hackers Anonymous continua a ser notícia pelas suas ações contra o que dizem ser casos de corrupção. O jogo do gato e do rato com o FBI continua. Recorde-se que recentemente soube-se que o líder do LulzSec, outro grupo pirata dos mais conhecidos a nível mundial, terá colaborado com a organização federal norte-americana durante anos, o que levou à detenção de alguns membros do Anonymous. Saiba mais aqui. Nem por isso preocupados, a organização de piratas continua a sua missão. Recentemente, foi a vez do Vaticano ver o seu site oficial desligado. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir