Tecnologia

Pirataria: Cinco membros do Anonymous acusados pelos EUA

anonymous_1À medida que surgem cada vez mais casos relacionados com pirataria informática, o cerco parece ficar cada vez mais apertado para quem comete os crimes. Justiça norte-americana tem detidos cinco membros que têm alegadamente ligações ao Anonymous, uma das organizações de hackers mais conhecida do mundo.

Ao todo são cinco as pessoas que foram detidas nos Estados Unidos por crimes de pirataria informática. A informação é avançada pelas próprias autoridades norte-americanas, que afirmam ter colaborado com o Federal Bureau of Investigation (FBI).

Após a detenção, um dos programadores informáticos ter-se-á mesmo declarado culpado. Mais dois hackers do Reino Unido e dois da Irlanda também foram já indiciados pelo mesmo crime. A polícia suspeita que todos tenham ligações à conhecida rede de piratas Anonymous, responsável por alguns dos mais famosos ataques informáticos ocorridos no ano de 2011.

Embora seja ainda uma informação por confirmar, uma fonte norte-americana afirma que um dos líderes do Lulz Secturiry (LulzSec), outra conhecida rede de hackers mundial, terá colaborado com as autoridades norte-americanas.

Entretanto na Irlanda, a polícia confirma que deteve um suspeito, que se encontra agora em interrogatório.

Esta notícia surge uma semana depois da Interpol ter detido quatro pessoas em Espanha, também eles suspeitos de pertencerem ao grupo Anonymous. As autoridades encontraram cerca de duas dezenas de computadores pessoais e alguns periféricos, como discos rígidos. Dois dos detidos seriam mesmo responsáveis pela gestão de servidores presentes na República Checa e na Bulgária, servidores esses que permitiam a comunicação segura entre os membros da organização. Saiba mais aqui.

Recorde-se que na passada sexta-feira, Robert Mueller, Diretor-Geral do FBI, considerou mesmo que, num futuro próximo, o ciberterrorismo deverá tornar-se uma ameaça ainda mais séria que o próprio terrorismo. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir