Mundo

PIP: Jean-Claude Mas não paga caução e é detido em Marselha

pipJean-Claude Mas, fundador da empresa de implantes mamários PIP (Poly Implant Prothèse), não pagou a caução de 100 mil euros e acabou detido, em França. O fabricante é acusado de injúrias graves, mas gozava de liberdade sob fiança. Como não pagou os 100 mil euros, foi detido pelas autoridades em Marselha.

O fabricante da PIP Jean-Claude Mas está detido por não ter pago a caução de 100 mil euros, que ficara determinada pelo tribunal, que concedeu liberdade ao homem de 72 anos. esgotado o prazo para pagamento dessa fiança, Mas acabou detido e encontra-se na prisão de Baumettes.

Jean-Claude Mas responde pelos crimes de homicídio involuntário e por mazelas causadas em diversas mulheres que recorreram àquela marca PIP, de implantes mamários, que recebeu ordem de encerramento judicial após ter sido descoberto que usava produtos perigosos nos implantes.

O fabricante agora detido assumira que a empresa de implantes mamários produziu um gel de silicone não autorizado. O Ministério Público francês revelou que o uso de silicone inadequado foi uma opção consciente da PIP.

Apesar de a comercialização da marca PIP ter sido suspensa em Portugal, no passado mês de março de 2010, há cerca de 2000 mulheres portuguesas que aplicaram próteses mamárias daquele fabricante francês.

O caso dos implantes foi suscitado em França, onde a morte de uma mulher foi associada ao silicone desta marca. O Governo francês emitiu um comunicado a aconselhar as 30 mil mulheres francesas que colocaram implantes mamários da PIP a proceder à remoção, “a título preventivo e sem qualquer caráter de urgência”.

Em todo o mundo, estima-se que haja 400 mil mulheres a usar o silicone da marca criada por Jean-Claude Mas, que estava em liberdade, mas acabou detido pelas autoridades.

Em destaque

Subir