Nas Redes

Pilotos revelam experiências aterradoras a bordo

Vários pilotos de avião estão a partilhar, no Reddit, as piores experiências que viveram a bordo. Em comum, para além do risco iminente de tragédia, está o desconhecimento dos incidentes por parte dos passageiros.

Tudo começou com o desabafo de um piloto que assinou como TangoFoxtrotSierra. Quase de imediato, surgiu o tema “Qual a experiência mais assustadora que te aconteceu aos comandos do avião?”

“Descolámos de noite e, aos 500 metros, vi uma chuva de faíscas no motor da direita. Virámos para regressar e aterrar de emergência. Desligo o alternador, mas as faíscas continuam. O motor, porém, funcionava na perfeição. Só estivemos uns minutos no ar, mas a adrenalina estava no pico. Ver faíscas no motor nunca é algo de bom”, contou.

Já em terra, o piloto tomou conhecimento do problema: “Um dos mecânicos que colocou o motor depois da inspeção esqueceu-se de apertar por completo as ligações e alguns fios elétricos ficaram soltos”.

Foi o ponto de partida para uma série de ‘confissões’ sobre tragédias que quase aconteceram.

“Quase nos despenhámos em O’Hare”, revelou uma hospedeira: “O copiloto era muito inexperiente e queria aterrar com fortes ventos cruzados. (…) Nunca tinha visto um piloto tão irritado, fartou-se de insultar o copiloto durante toda a viagem do aeroporto para o hotel”.

“Sou apenas um piloto de aviação privada a acumular horas para tirar a licença de piloto comercial”, refere outro testemunho: “O motor falhou aos 1200 pés e não reiniciava, por sorte tinha o instrutor de voo ao lado e ele assumiu o controlo enquanto eu tratava das comunicações e do resto”.

Mas também houve casos em que os passageiros se aperceberam dos incidentes. Desses, é de salientar o caso da “médium a bordo”.

“Nunca me vou esquecer de um voo em 2009”, contou uma hospedeira da Delta Airlines: “Tínhamos a bordo uma auto-intitulada ‘médium’ que passou a viagem a dizer ‘Este avião vai cair’, deixando outros passageiros em pânico. Depois de a isolarmos, entrámos numa zona de turbulência. Demorámos uma eternidade a chegar a Detroit, mas quando aterrámos a pista tinha gelo e nem sei como o avião não capotou. Foi um voo tão terrível que passageiros e até a tripulação tiveram um vale de compensação a rondar os 350 dólares”.

Em destaque

Subir