Motores

Pilotos da Toyota otimistas face à Peugeot no Dakar

pilotostoyotadalarotimistas

Nasser Al Attiyah e Giniel de Villiers, pilotos da Toyota Gazoo Racing, estão otimistas relativamente àquilo que poderão fazer na edição 2017 do Rali Dakar, que esta segunda-feira arranca em Assunção, no Paraguai.

O qatari e o sul-africano conseguiram subir ao pódio da prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial no ano passado, e agora acreditam que com as novas Hilux podem dar luta aos super favoritos Peugeot 2008 DKR.

As máquinas japonesas preparadas na África do Sul foram melhoradas explorando as alterações nos regulamentos, que De Villers considera serem importante para desafiarem Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Cyril Després e Sebastien Loeb na luta pela vitória.

“Tenho a certeza de que os poderemos desafiar de forma mais eficaz. O nosso carro é melhor do que o do ano passado – e com a Peygeot a perder 1 milímetro no restritor (por causa dos novos regulamentos) penso que estamos um pouco mais próximos, e é muito mais justo. Já devíamos ter estado nesta situação no ano passado”, sublinha o sul-africano.

pilotostoyotadakarotimistas2

“Esperemos poder estar mais perto e dar mais luta, o que se torna mais interessante para toda a gente. Não como no ano passado onde os Peugeot estavam demasiado à frente, afastando-se demasiado. Ok, alguns deles tiveram acidentes, mas em velocidade pura eles eram demasiado rápidos e não houve verdadeiramente concorrência. Por isso acho que desta vez temos mais hipóteses”, acrescenta Giniel De Villiers.

Duas vezes vencedor no Dakar, Al-Attiyah é visto como um potencial trunfo para a Toyota. O piloto do Qatar também confia nas potencialidades da nova Hilux: “Fiz esta mudança para a Toyota. Ganhamos seis provas em 2016 Muitos pilotos também guiaram para a Toyota mas sem mudanças (na performance. Agora estamos no bom caminho e o carro melhorou”.

“Os regulamentos eram diferentes (no ano passado) e o Mini era diferente do Toyota. Agora tudo está a resultar e estou certo que vai ser uma competição mais justa”, acrescenta Nasser Al-Attiyah.

Em destaque

Subir