Pilotos da TAP vão reunir-se para analisar plano de reestruturação
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) vai analisar esta segunda-feira, em assembleia extraordinária, o plano de reestruturação da TAP.
De acordo com a convocatória, a reunião foi solicitada pelos associados, pilotos da TAP.
O ponto único da ordem de trabalhos é “Pedido de informação e esclarecimentos à direção do SPAC sobre atuais desenvolvimentos decorrentes do plano de reestruturação da TAP, ações em curso, estratégia desenvolvida e as ações previstas desenvolver pela direção do SPAC”.
A assembleia será realizada “exclusivamente através de meios telemáticos”, devido ao contexto pandémico.
O SPAC já tinha pedido ao Governo para negociar, com a Comissão Europeia, a apresentação do plano de reestruturação da TAP.
De acordo com o sindicato, o documento está baseado em previsões de mercado “completamente desatualizadas”.
“As projeções de evolução do mercado subjacentes ao plano datam de outubro de 2020 e nelas não se encontram refletidas as evoluções recentes da situação da pandemia covid-19, designadamente o impacto da descoberta das vacinas e dos planos de vacinação que se encontram neste momento em elaboração”, frisou o SPAC.
Para a estrutura, o plano de reestruturação “é absurdamente restritivo, implicando cortes selvagens nos quadros de pessoal de voo, justificados por uma projeção minimalista de utilização da frota”.