Nas Notícias

Pilotos da Ryanair na Irlanda convocam nova greve para 3 de agosto

Os pilotos da Ryanair na Irlanda, cerca de uma centena, anunciaram hoje que farão nova greve de 24 horas no próximo dia 03 de agosto, naquela que é a quarta paralisação desde 12 de julho no país.

A Associação de Pilotos Irlandeses de Companhias Aéreas (IALPA, em inglês), afiliada do sindicato Fórsa, decidiu avançar para nova greve depois de a companhia aérea de baixo custo ter apresentado um plano para reduzir em 20 por cento, de 30 a 24 aviões, a sua frota na Irlanda, a partir de outubro, e com a possível supressão de 300 postos de trabalho.

O anúncio surge no primeiro de dois dias de greve dos tripulantes de cabine da transportadora irlandesa de Portugal, Espanha e Bélgica e na paralisação de 24 horas em Itália.

Segundo o sindicato, a decisão de reduzir operações e o aviso sobre despedimentos foi “desnecessário e imprudente”, além de demonstrar a “falta de vontade ou capacidade” da empresa em negociar com os representantes sindicais eleitos.

Num comunicado à Bolsa de Londres, a companhia aérea indicou que o plano de reestruturação inclui a transferência de vários aviões para a Polónia, onde regista crescimento, e a diminuição de reserva na Irlanda, referindo serem estas consequências das greves.

A Ryanair disse ter emitido pré-avisos de possíveis despedimentos de mais de 100 pilotos e 200 tripulantes da sua base de Dublin, a quem será oferecida a possibilidade de mudarem-se para a Polónia ou outras vazes.

A IALPA tinha já convocado greves para 12,20 e 24 de julho, tendo a Ryanair assegurado que o impacto destas paralisações tinha sido “mínimo”, graças ao recurso a pilotos contratados indiretamente ou que são trabalhadores independentes.

Depois da marcação do novo protesto, a Ryanair convidou a IALPA e o Fórsa para uma reunião esta tarde, em Dublin, para discutir questões relacionadas com o reconhecimento da antiguidade como critério de promoção e a introdução de um sistema transparente que facilite a mobilidade dos pilotos entre as bases da companhia.

O Fórsa tem acusado a companhia de não querer manter conversas “significativas” e que apenas quer ganhar tempo para garantir o êxito da operação no verão.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias