Economia

Pilo, a pilha que dura sempre, recarrega em segundos e custa quatro euros

pilo pilha 1 Conheça a Pilo, uma pilha que se recarrega através do movimento, de forma instantânea, em três segundos. Parece um milagre, mas o conceito de transformação de energia cinética em elétrica não é novo. Esta pilha tem ainda outra caraterística: dura para sempre. E ainda uma outra que agradará ao leitor: custa apenas oito euros o par.

Uma empresa francesa lançou uma pilha inovadora, chamada Pilo, cuja recarga é feita através do movimento, que permite transformar a energia cinética em eletricidade.

A pilha – que está prestes a ser colocada em pré-venda – precisa apenas de três segundos para recuperar a carga máxima.

A recarga é feita através de um processo que transforma a energia cinética em eletricidade, de um modo extremamente mais rápido do que aquele que se verifica com a pilha convencional que conhecemos atualmente.

No entanto, a Pilo tem outras caraterísticas que a diferenciam. Em primeiro lugar, é eterna e o facto de durar par sempre ameaça tornar inúteis todas as pilhas que são usadas nos dias de hoje.

Por outro lado, apresenta um preço que representa uma ínfima fração dos custos que durante a vida temos de suportar com a compra de pilhas. Apenas 10 dólares o par, o que representa cerca de quatro euros por unidade (de fora ficam os custos da importação do produto, que está em pré-venda a partir de outubro).

Mas, esta inovação da pilha de recarga supersónica será magia? Em declarações ao Info, Nicolas Toper, CEO e cofundador da Pilo, explica que não.

“Não houve nenhuma ideia mágica. Eu pensei nisso quando tive um problema: precisava ligar a minha televisão, mas as baterias não ‘funcionavam’. A necessidade é a mãe da invenção”, resume.

O passo seguinte será adaptar esta pilha a tecnologias como os smartphones, que apresentam como grande defeito a parca autonomia.

“Estamos confiantes de que podemos adaptar essa tecnologia a smartphones, mas são necessários muita pesquisa e desenvolvimento. Mas, sim, este é o plano de longo prazo”, refere Nicolas Toper àquela publicação.

Estas pilhas – apresentadas no Paris Founders Event, evento de inovação realizado em França – podem ser utilizadas em todos os equipamentos que as exigem, desde comandos de televisão a ratos de computador, passando por máquinas fotográficas, entre centenas de outros objetos do quotidiano.

E por incrível que pareça a Pilo ainda apresenta outra grande vantagem: é amiga do ambiente. A poluição provocada pelas pilhas convencionais é muito grande, uma vez que estes pequenos dispositivos alojam metais pesados, como o mercúrio, entre outros.

“Os dispositivos Pilo são construídos para serem sustentáveis e amigos do meio ambiente. Eles vão durar muito mais tempo, são totalmente recicláveis e não contêm nenhum material poluente”, realça Nicolas Toper.

O conceito promete agitar o mercado. E pode ser que este projeto ambicioso se aplique nas baterias de telemóvel.

Em destaque

Subir