Mundo

Pijama ou uniforme dos judeus nos campos nazis? À cautela, Zara retira a roupa

zara naziUma peça de roupa desapareceu das lojas da Zara. O pijama, para crianças, aparentava semelhanças com os uniformes usados pelos judeus nos campos de concentração, durante o regime nazi. “Até uma estrela amarela” ajudou à polémica levantada pela comunidade judaica.

Um pijama às riscas (azuis e brancas) com uma estrela amarela ao peito foi retirada do mercado pela Zara. A decisão foi baseada pela polémica semelhança com o uniforme às riscas e com uma estrela amarela ao peito que os nazis obrigaram os judeus a usar nos guetos e nos campos de concentração.

A polémica surgiu quando a comunidade judaica, sobretudo através dos jornais israelitas, criticou “o mau gosto” no design das roupas, pensadas para crianças entre os 3 meses e os 3 anos.

No Haaretz, o título refletia a incredulidade da comunidade judaica: “o que estavam eles a pensar?”

Nos uniformes dos xerifes, respondeu a Zara, ao mesmo tempo que ordenava às várias lojas por todo o mundo para recolherem os polémicos pijamas.

“Qualquer pessoa sã consegue ver as semelhanças”, criticou o Jerusalém Online: “é quase igual ao uniforme dado pelos nazis durante a Segunda Guerra, até com uma estrela amarela”.

Ao nível da estrela, a diferença estava na quantidade de pontas: os judeus, durante a era nazi, eram obrigados a usar uma estrela de seis pontas (dois triângulos sobrepostos), enquanto os xerifes (segundo a Zara), durante a colonização dos EUA, usavam estrelas com cinco pontos.

Em destaque

Subir