Nas Notícias

Pico de mortes por covid-19 previsto para o final de dezembro

O pico de contágios da covid-19 foi ultrapassado, mas o da mortalidade deverá ser atingido no final de dezembro, com uma média de 76 mortes por dia.

Estes e outros números foram apresentados pelo epidemiologista Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, durante a apresentação do plano de vacinação contra a covid-19.

Os dados que servem de base às projeções para o número de vítimas mortais “têm tido algumas oscilações, o que os torna um bocadinho imprevisíveis”, explicou.

A previsão é que o pico de mortes seja atingido no final de dezembro, com uma média a rondar os “76 óbitos diários”.

Por outro lado, o pico de contágios já foi ultrapassado, enquanto o de internamentos está para breve.

“Ultrapassámos o pico dos contágios e pensamos que estamos próximo do pico dos internados em hospital”, anunciou Manuel do Carmo Gomes.

O pico de contágios terá sido atingido entre os dias 12 e 15 de novembro, com as notificações desses casos a serem registadas entre os dias 18 e 21, quando a média de novos casos foi à volta de 5600 por dia.

Esta semana, Portugal deverá atingir o pico de internamentos em cuidados intensivos, tanto mais que o número de pessoas internadas nos hospitais tem vindo a baixar nos últimos dias.

Desde ontem e até dia 6, a média de internamentos em cuidados intensivos deverá ser de 530 pessoas por dia.

Em destaque

Subir