Mundo

PIB de Cabo Verde aumentou 6,7% no terceiro trimestre — INE

O produto interno bruto (PIB) de Cabo Verde aumentou 6,7 por cento, no terceiro trimestre do ano, impulsionado pelo maior contributo das despesas de consumo final e das exportações, segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

De acordo com dados do INE, de julho a setembro a economia cresceu 6,7 por cento, mais 0,5 pontos percentuais do que o semestre anterior (6,2 por cento) e mais 2,6 pontos percentuais do que o mesmo período do ano anterior (4,1 por cento).

O aumento registado no terceiro trimestre do ano é o segundo valor mais alto do PIB cabo-verdiano nos últimos oito trimestres (dois anos), tendo o valor mais alto sido registado no quatro trimestre de 2018, que foi de 8,2 por cento.

Segundo o INE, o aumento do PIB foi impulsionado pelo maior contributo das despesas de consumo final (7,7 por cento) e das exportações (11,6 por cento).

O consumo público, que no trimestre anterior tinha sido negativo (-14,2 por cento), no terceiro trimestre registou uma variação positiva de 7,7 por cento, enquanto o consumo privado foi de 2,9 por cento de abril a junho, mas aumentou para 7,7 por cento entre julho e setembro.

Do lado da oferta, prosseguiu o INE, o valor acrescentado bruto (VAB), a preços de base, apresentou uma evolução homóloga positiva de 7,5 por cento, destacando para o efeito as atividades dos transportes aéreos (26,6 por cento) e construção (14,9 por cento).

Por sua vez, os impostos sobre produtos líquidos de subsídios apresentou uma evolução homóloga de 2,1 por cento.

Em sentido contrário, a pesca e a agricultura tiveram registos negativos, de -5,7 por cento e -34,3 por cento, respetivamente, de acordo com os dados do INE.

O investimento registou uma variação homóloga negativa de 4,7 por cento, em volume no terceiro trimestre de 2019, em comparação com o trimestre anterior, que foi de 0,3 por cento.

Em destaque

Subir