Cultura

Pianista Júlio Resende na abertura do International Keyboard Festival em Tui

A abertura da 6.ª edição do International Keyboard Festival & Masterclass, na sexta-feira, vai contar com o pianista Júlio Resende, que apresenta o espetáculo “Amália, Fado & Further”, no Passeio Fluvial de Tui, junto às margens do Rio Minho.

O festival vai decorrer durante cinco dias, até terça-feira, 24 de julho, na “Eurocidade Valença-Tui”, sob o tema “Women Sound”, com o objetivo de dar mais visibilidade às compositoras e às mulheres-intérpretes, vai contar com mais de 20 propostas culturais e de lazer, e quatro intérpretes portugueses, como António Oliveira, Maria Ana Bobone e Fernando Miguel Jalôto.

O primeiro dia do International Keyboard Festival & Masterclass (IKFEM) conta igualmente com as atuações de Najla Shami com “Latitudes”, de Andrea González, diretora do festival, que vai interpretar repertório de Ludovico Einaudi, e com o grupo de música eletrónica e art-pop, Ghost Beast, que vai estrear o seu álbum “Winter’s Horas”.

Na abertura do festival será feita uma homenagem às vítimas da explosão na fábrica de material pirotécnico em Tui, em maio.

No sábado, dia 21, o IKFEM, muda a localização para a Fortaleza de Valença do Minho e terá atuações do pianista António Oliveira, com “Diálogos de Género”, da fadista Maria Ana Bobone, que apresenta “Piano & Fado”, do Dúo Xistra, com um repertório para flauta e acórdão, e, por último, com os contadores de histórias musicais Touporroutou.

No domingo, mantém-se a localização na margem portuguesa do rio Minho, e destaca-se a homenagem a Eugenia Osterberger, pela pianista Beatriz López-Suevos, que, com a soprano Susana de Lorenzo e a investigadora Rosario Martínez, dá a conhecer a obra da compositora e pianista galega, num concerto comentado.

Ainda no dia 22, domingo, vai haver um concerto de piano a quatro mãos, denominado “Las Danzas de la Vida”, por Andrea González e Daniel Pereira, e a atuação da Orquestra de Câmara Lira.

Nos dois restantes dias, o festival regressa a Tui.

Na segunda-feira, dia 23, vai atuar Fernando Miguel Jalôto, na Catedral, com um programa dedicado ao “Concerto de Música Barroca para Órgão no Feminino”.

Na terça-feira, 24 de julho, a pianista Rosa Torres-Pardo, a cantora Rocío Márquez e a atriz Clara Muñiz encerram o festival com o recital “Desconcierto”, no Tatro Municipal de Tui.

No último dia também haverá um encontro aberto com a gaiteira e a pianista Cristina Pato, “Trascendiendo Disciplinas: El Artista Sostenible del siglo XXI”, na sede da Universidade Nacional de Educação à Distância.

Todas as atividades do festival têm entrada gratuita à exceção do concerto de encerramento, cujo ingresso terá um valor de quatro euros. Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos uma hora antes do início, no Teatro de Tui.

A organização do IKFEM vai disponibilizar transporte entre os palcos de Valença e Tui.

O IKFEM tem um caráter transfronteiriço e oferece várias propostas culturais, com uma programação organizada a partir da música para instrumentos de tecla, entre concertos e ‘masterclasses’.

A programação alia-se igualmente à descoberta do património cultural das duas margens do Rio Minho, entre o sudoeste da Galiza e o norte de Portugal.

O festival foi criado em 2013 pela pianista Andrea González, através da Associação Xuventudes Musicais de Tui, com o objetivo de criar um espaço de enriquecimento cultural e promoção de novos talentos.

Em destaque

Subir