Mundo

Piada racista do “café Obama” obriga ministro israelita a pedir desculpa

Sabe o que é um “café Obama”? A mulher do ministro do Interior de Israel contou uma piada racista, no Twitter, e criou um embaraço diplomático. O marido já pediu desculpas ao Presidente dos EUA, Barack Obama, enquanto Judy Moses fazia o ato público de contrição.

Sabe o que é um “café Obama”? A anedota é de teor racista e ia criando uma crise diplomática entre Israel e os EUA.

Tudo começou com uma piada de Judy Shalom Nir-Mozes, a esposa do ministro do Interior israelita, no Twitter, onde tem mais de 74 mil seguidores: “Vocês sabem como é o café Obama? Preto e fraco”.

Era evidente que a anedota tinha demasiada cafeína para os círculos diplomáticos. Enquanto o ministro se justificava diretamente ao Presidente dos EUA, Barack Obama, Judy Mozes apagava a piada e emitia um pedido de desculpas público.

“Peço desculpa, foi uma piada estúpida que alguém me contou”, publicou num primeiro texto, direccionando o seguinte para o chefe de Estado norte-americano: “Presidente Obama, eu não deveria ter retransmitido esta piada inapropriada”, ela insistiu em uma mensagem dirigida diretamente ao presidente norte-americano. “Eu amo as pessoas independentemente de raça ou religião”.

Para tentar aliviar a pressão, a esposa do ministro publicou depois uma piada, agora sobre ela: “Peço desculpa se ofendi alguém. Espero continuar casada quando o meu marido desembarcar e souber o que eu fiz”.

Judy Mozes provém de uma família muito influente em Israel e que detém um dos jornais de maior tiragem, o Yediot Aharonot.

A esposa do ministro é ainda apresentadora de um programa semanal numa rádio, no qual não se inibe de comentar a atualidade política israelita e estrangeira, mesmo que para tal tenha de tecer considerações sobre várias personalidades influentes.

Em destaque

Subir