Desporto

Phelps quebra recorde de um atleta que nasceu antes de Cristo

Chama-se Leónidas de Rodas e nasceu no ano de 188 antes de Cristo. É um dos mais famosos atletas olímpicos, por ter conquistado 12 títulos individuais em Jogos Olímpicos da Antiguidade. Falamos deste atleta grego porque o nadador norte-americano Michael Phelps acaba de bater o seu milenar recorde, com 2168 anos.

Os números do norte-americano são assombrosos. Na madrugada desta sexta-feira, conseguiu a sua 26.ª medalha, a 22.ª de ouro. Michael Phelps assegurou a vitória nos 200 metros estilos e deixa-nos sem palavras.

Com a medalha de ouro de hoje, a sua 22.ª, o tubarão de Baltimore quebra um registo que pertencia a um atleta grego que nasceu no ano de 188 antes de Cristo.

Leónidas de Rodas participou nas olimpíadas de 164 antes de Cristo e ganhou (não medalhas, porque o prémio era uma coroa de louros) em três provas.

Leónidas repetiu a façanha nos três Jogos Olímpicos seguintes, até completar 36 anos. Era, até à madrugada de hoje, e a par de Phelps, o atleta com mais títulos individuais na maior das competições desportivas.

O nadador norte-americano conquistou nesta sexta-feira a 22.ª medalha de ouro, no seu 13.º título individual. Leónidas ficara-se pelos 12 e foi assim destronado.

Refira-se que Portugal tem, no total das suas participações em Olimpíadas, 24 medalhas. Phelps tem 26. Incrível, não é?

Em destaque

Subir