Nas Notícias

Pfizer não vai entregar 20 por cento das vacinas no tempo previsto

Francisco Ramos, coordenador do Plano de Vacinação Covid-19, revelou que a farmacêutica Pfizer não vai entregar 20 por cento das vacinas no tempo previsto, colocando “fora de questão” que a primeira fase da campanha esteja terminada em fevereiro de 2021.

De acordo com o coordenador, o incumprimento deve-se a dificuldades na produção.

“A Pfizer não conseguirá cumprir e temos uma redução de 20 por cento da quantidade prevista para o primeiro trimestre”, explicou Francisco Ramos, no Parlamento.

Esta “má notícia” invalida que a primeira fase, que contempla a vacinação de 950 mil pessoas, fique concluída em fevereiro, como apontava o melhor de três cenários.

“Vamos aproximarmo-nos mais [do cenário] de janeiro a abril”, admitiu o coordenador.

Com a Agência Europeia do Medicamento a ponderar aprovar a vacina da Pfizer-BioNTech na reunião de 21 de dezembro, Portugal estará preparado para começar a receber as vacinas na noite de Natal, caso a farmacêutica cumpra a garantia de entregar as vacinas três dias depois de aprovadas.

Segundo Francisco Ramos, mesmo que as vacinas tivessem chegado na manhã de hoje, “à tarde teríamos condições para administrar vacinas num qualquer centro de saúde”.

“Haverá vacinas para todos os portugueses que se queiram vacinar”, prometeu o coordenador do Plano de Vacinação Covid-19.

Em destaque

Subir