Nas Notícias

PEV quer mudar regime de assistência a filhos menores portadores de deficiência

ar 2O Partido Ecologista ‘Os Verdes’ entregou hoje na Assembleia da República um projeto de lei que pretende corrigir o pressuposto de assistência a filhos menores com deficiência. Os ecologistas querem que a redução do horário de trabalho se estendam no tempo.

Os ecologistas consideram fundamental que a lei preveja, na regulação do tempo do trabalho, a especificidade do apoio necessário a filhos portadores de deficiência o que, atualmente acontece de forma incompreensível.

A lei em vigor prevê a redução de cinco horas semanais do período normal de trabalho, mas apenas enquanto o filho tiver menos de um ano de idade. Para ‘Os Verdes’, este regime de assistência a filhos menores portadores de deficiência “não faz sentido”.

“Uma criança portadora de deficiência não deixa de ter essa deficiência ao final de um ano e, por vezes, há crianças cuja deficiência só é diagnosticada após um ano de idade”, salientam os ecologistas.

Nesse sentido, sustentam, “urge proceder à alteração deste regime, de modo a garantir um adequado apoio por parte dos pais trabalhadores, o que implica redução nas horas de trabalho semanais, nos mesmos termos em que atualmente é proposto até um ano de idade, devendo ser possível para todo o período em que o filho for menor de idade”.

Em destaque

Subir