Motores

Peugeot ‘assalta’ Dakar com novo 3008 DKR

The new Peugeot 3008 DKR during a studio photoshoot at Paris, France on August 7, 2016.

Depois do êxito alcançado na edição deste ano com o 2008 DKR guiado por Cyril Després, a Peugeot aventura-se na edição de 2017 com o novo 3008 DKR. Uma máquina desenvolvida pela Peugeot Sport em colaboração com o Centro de Estilo da marca..

A casa de Sochaux defende que para além de mais ‘atrevido’ o novo bólide é mais poderoso, ainda que também seja feito a partir de um modelo de turismo, neste caso o SUV que vai ser lançado no Salão Automóvel de Paris.

“Neste novo 3008 DKR tentámos melhorar todos os pontos que nos causaram preocupações até agora, continuando a desenvolver o potencial do nosso conceito, especialmente ao nível das suspensões. Estamos a começar a capitalizar essa experiência, mas nunca se sabe o que um evento como o Dakar pode reservar”, explicou Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport.

Numa equipa que a nível de pilotos não sofre alterações, o foco de todas as atenções é mesmo o novo 3008 DKR. Um carro que ostenta uma sólida imagem musculada e cavas de roda generosas de modo a albergar os pneus de competição que no todo-o-terreno são sempre de grandes dimensões.

The new Peugeot 3008 DKR during a studio photoshoot at Paris, France on August 7, 2016.

Embora mantenha alguns elementos do modelo de estrada, o DKR foi bastante trabalhado em termos técnicos, nomeadamente em termos de suspensão – amortecedores e geometria – para melhorar o comportamento.

Mas também na refrigeração e no peso a Peugeot Sport se empenhou, já que para além dos necessários reforços há que destacar o sistema de climatização, para maior conforto de piloto e navegador.

Ao nível do motor o enfoque foi para a adaptação aos novos regulamentos impostos pela Federação Internacional do Automóvel, reduzindo-se o diâmetro do anel de admissão de ar de 39 para 38 milímetro para motores diesel em veículos de duas rodas motrizes, gerando uma perda de potência na ordem dos 20 cv.

Os engenheiros da Peugeot Sport procuraram compensar a desvantagem, mas empenharam-se soretudo em melhorar a facilidade de utilização do motor a baixas rotações. Foi também realizado um grande esforço para obter uma maior fiabilidade da mecânica como um todo.

The new Peugeot 3008 DKR during a studio photoshoot at Paris, France on August 7, 2016.

Em destaque

Subir