Economia

Petróleo sobe mais de dois por cento após atentado no aeroporto de Bagdad

O crude Brent, de referência na Europa, para entrega em março seguia a subir 2,3 por cento, depois dos EUA terem ordenado a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, Qassem Soleimani, num ataque ao aeroporto de Bagdad.

Pelas 10:00, o preço do barril de Brent no mercado de Londres cotava-se nos 68,96 dólares, mais 2,34 por cento face ao fecho de quinta-feira.

A Guarda Revolucionária confirmou a morte do general Qassem Soleimani, na sequência de um ataque aéreo, na manhã de hoje, contra o aeroporto de Bagdad, que também visou o ‘número dois’ da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis, conhecida como Mobilização Popular [Hachd al-Chaabi].

O Presidente dos Estados Unidos ordenou a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, general Qassem Soleimani, anunciou o Pentágono num comunicado.

Na nota, o Pentágono disse que Soleimani estava “ativamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte-americanos no Iraque e em toda a região”.

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, já prometeu vingar a morte do general iraniano Qassem Soleimani e declarou três dias de luto nacional.

Em destaque

Subir