Nas Notícias

Petróleo garante 200 mil dólares por mês ao Hospital Pediátrico de Luanda

A petrolífera estatal angolana Sonangol vai disponibilizar mensalmente, durante um ano, 200.000 dólares ao Hospital Pediátrico de Luanda, para tentar suprir as carências de medicamentos, camas e manutenção daquela unidade sanitária, foi hoje anunciado.

O apoio é fruto de um protocolo de superação assinado hoje entre a petrolífera estatal e a unidade hospitalar, em face das várias preocupações do hospital público que atende diariamente, só no banco de urgência, mais de 300 crianças, com diversas complicações.

A situação preocupa o diretor-geral do Hospital Pediátrico de Luanda, Francisco Domingos, que apresentou o quadro geral da situação do hospital, onde a malária, doenças respiratórias agudas, diarreicas e a malnutrição lideram as causas de morte entre as crianças.

“Aumentou imenso a demanda do hospital e tivemos que nos adaptar, inclusive com uma consulta externa para podermos criar soluções. Temos um orçamento que é exíguo”, disse, na ocasião, Francisco Domingos, manifestando ainda preocupação com as crianças com insuficiência renal que ali acorrem.

“Os doentes com insuficiência renal que acorrem aqui no hospital temos de os enviar para o Hospital Josina Machel, principalmente por falta de recursos para pagar as empresas de manutenção dos nossos meios”, explicou.

A par do protocolo hoje assinado, o presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturno de Oliveira garantiu ainda apoiar durante o ano a unidade hospitalar com um montante adicional de até dois milhões de dólares, para cobertura de outras despesas.

“Permita-nos informar que adicionalmente a Sonangol vai ainda este ano disponibilizar para outras ações um montante que será entre um milhão a dois milhões de dólares porque não podemos ficar insensíveis a esta causa que envolve centenas de crianças”, disse na ocasião.

O Hospital Pediátrico de Luanda é uma instituição pública, vocacionada para a assistência médica na área da saúde infantil, com abrangência nacional.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: AngolahomeLuanda

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias