Nas Notícias

O petróleo está mais barato, mas os combustíveis nem por isso…

CombustiveisBaratos115Numa comparação ao preço do barril de Brent, referência para o mercado europeu, verifica-se que em 2015 houve uma queda de 40 por cento. E porque é que o preço dos combustíveis se mantém nos mesmos níveis?

Um barril de petróleo custa hoje menos 37 dólares do que em dezembro de 2014, o que representa uma queda de 40 por cento.

Mas se a matéria-prima está mais barata, porque razão os preços finais para os consumidores não acompanham esta tendência e o litro de gasolina ou gasóleo, em Portugal, está praticamente sem alterações?

Há um ano, o preço do litro de gasolina era, em média, 1,34 euros. Hoje o preço médio é de 1,37 euros. Alguém explica?

Em dezembro de 2014, o gasóleo tinha um preço por litro médio de 1,15 euros. Hoje a variação é muito pequena: 1,13 euros.

Não é preciso ser génio em Matemática para verificar que o gasóleo está mais barato apenas dois cêntimos e a gasolina até se apresenta mais cara: três cêntimos por litro.

Claro que a fiscalidade entra nestas contas: o ISP e o IVA são os mesmos de há um ano e representam uma percentagem muito alta no custo final do combustível.

Por outro lado, as variações entre euro e dólar não podem ser colocadas de lado – quanto mais alto é o dólar em comparação com o euro, mais alto é o valor do petróleo.

Para se analisar os preços dos combustíveis, é necessário verificar as variações cambiais, uma vez que o barril de Brent é avaliado em dólares.

Mas as diferenças do custo da matéria-prima são muito elevadas: em comparação com dezembro do ano passado, menos 40 por cento. E a fiscalidade também não explica tudo.

A tendência de queda do petróleo poderia gerar a expectativa de uma baixa da fatura a pagar, quando abastecemos o automóvel.

Mas outros valores se levantam, sempre com prejuízo para o consumidor.

Em destaque

Subir