Nas Notícias

Petição pela dignidade dos sem-abrigo vai ser entregue no Parlamento

Segundo anunciou hoje a Comunidade Vida e Paz, mais de 4000 pessoas já assinaram a petição pública para a criação desta estratégia, que será entregue na próxima quarta-feira na Presidência da República. O objetivo da mesma é que “o Governo retome a estratégia anterior”, diz o presidente da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, que acredita ser possível que até 2020, ninguém esteja a viver na rua por falta de condições.

No passado dia 17 de janeiro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – foi criada uma petição pela Comunidade Vida e Paz, que apela ao Governo que promova uma “estratégia nacional de intervenção pela dignidade humana das pessoas em situação de sem-abrigo”, com o horizonte a 2020.

A petição será entregue numa audiência na Presidência da República, na qual a associação quer frisar “a pertinência e a urgência” da criação de uma nova estratégia que “capitalize as experiências positivas já conseguidas e crie as condições de realização das potencialidades das melhorias necessárias ou já em curso”.

No documento é feito um apelo para que sejam criados apoios “à utilização de habitações, no âmbito de uma política social de habitação, que permita o alojamento temporário e evite logo que possível a vida na rua”.

Também é feito um apelo à adoção de “um modelo de governação integrada (Segurança Social, Justiça, Saúde, Igualdade, Economia Social e Solidária) na gestão deste problema social e ao desenvolvimento de “um sistema de informação que possibilite um acompanhamento próximo e integrado das situações”.

Por fim, a petição quer afirmar “o valor da dignidade humana das pessoas em situação de sem-abrigo, exigindo que elas possam ter voz e as condições de vida dignas e de cidadania plena”.

Em destaque

Subir