Nas Notícias

Petição contra homenagem a Mário Soares já deu entrada no Parlamento

Uma petição contra uma eventual homenagem a Mário Soares, como a hipótese de dar o nome do histórico político a um aeroporto, recolheu as assinaturas necessárias para dar entrada no Parlamento.

No texto, chega mesmo a ser lembrado que não existe nenhum aeroporto no Montijo, que supostamente será construído como apoio ao Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa).

“Haja respeito por mais de um milhão de portugueses que foram mais que prejudicados por esse fulano”.

A citação é da petição que recolheu mais de 9500 assinaturas, o suficiente para ser apresentada em Assembleia da República.

De acordo com vários jornais, a petição já deu mesmo entrada no Parlamento, aguardando agendamento para debate.

A ideia de dar o nome de Mário Soares a uma obra de grande envergadura partiu de Marcelo Rebelo de Sousa, cerca de um mês depois da morte do primeiro Presidente da República civil após o 25 de Abril.

Os peticionários defendem que, em vez de ser batizado Mário Soares, um novo aeroporto no Montijo deveria ter o nome de algum dos “verdadeiros heróis da Revolução, como o general Jaime Neves ou o capitão Salgueiro Maia, que tanto foram votados ao esquecimento”.

“Estando o povo português tão ávido de ideias agregadoras da sua identidade, o nome do novo aeroporto deveria considerar os verdadeiros heróis aeronáuticos portugueses, como Gago Coutinho ou Sacadura Cabral”, salienta ainda a petição.

Mais de 9500 cidadãos defendem que deve “ficar completamente colocado de parte o nome de Mário Soares para esse aeroporto e qualquer outra obra de grande envergadura”.

Em destaque

Subir