Nas Notícias

Petição exige demissão de Isabel Jonet, outra petição pede que fique por muitos anos

isabel jonet video 1Isabel Jonet foi convidada a demitir-se, numa petição que já conta quase 3000 signatários, mas outra petição insta a presidente do Banco Alimentar a manter-se em funções. São os efeitos das declarações de Jonet à SIC Notícias, onde a responsável defendeu que os portugueses “devem reaprender a viver mais pobres”.

É uma guerra de petições com sustentação contrária. De um lado, os que pretendem a demissão de Isabel Jonet do cargo de presidente do Banco Alimentar, em virtude das suas declarações na SIC Notícias. Do outro, aqueles que entendem que a obra de Jonet naquela instituição é meritória e está acima de qualquer ideologia.

O caso-Jonet, que prossegue agora na fase das petições, foi suscitado na quarta-feira, pelas declarações da presidente do Banco Alimentar Contra a Fome na SIC Notícias, no programa Edição da Noite. Isabel Jonet defendeu teorias polémicas, ou mal interpretadas.

Disse que “os portugueses têm de empobrecer muito” e “reaprender a viver mais pobres”. Lembrou o seu passado de dificuldade e considerou que as pessoas devem adaptar os seus estilos de vida às circunstâncias.

Isabel Jonet defendeu ainda que “em Portugal, não existe miséria”, apesar de o país ter empobrecido. Considerou também que as prioridades devem ser alteradas e que as pessoas devem aprender “a viver com o mais básico”.

As palavras de Isabel Jonet foram muito semelhantes à teoria de Passos Coelho, recentemente, quando o primeiro-ministro defendeu que os portugueses “têm de empobrecer”. Certo é que a líder do Banco Alimentar fez ‘explodir uma bomba’, com uma revolta manifestada através das redes sociais. Daí à criação de uma petição a exigir que Isabel Jonet se demita foi um passo.

A petição nasceu e conta com quase 3000 assinaturas (número que se desatualiza em poucos minutos). Os signatários consideram que as palavras de Jonet “são uma enorme falta de respeito” para com as pessoas que atravessam dificuldades e “sofrem o vendaval das medidas de austeridade”, perante situações de “desespero”.

Depressa um conjunto de indignados manifestou repúdio pelas declarações de Jonet e pediu a sua demissão do cargo de presidente do Banco Alimentar, através desta petição.

Mas outra petição nasceu entretanto, a pedir que Isabel Jonet “fique por muitos, e bons anos” na liderança daquela instituição, que promove iniciativas de recolha de alimentos para os mais desfavorecidos.

Veja as declarações de Isabel Jonet, que suscitaram este caso.

Em destaque

Subir