Nas Notícias

Petição: 40 mil portugueses ‘oficializam’ no Parlamento pedido de demissão de Cavaco

cavacosilva4Chama-se ‘Pedido de demissão do Presidente da República’, é uma petição online que nasceu com esse propósito e cativou mais de 40 mil assinaturas. Será entregue na Assembleia da República e pretende, mais do que a demissão de Cavaco, “demonstrar aos políticos que os portugueses estão atentos”. O protesto já deu origem a um grupo: Iniciativa Democrática.

O movimento que pretende a demissão de Cavaco Silva nasceu após as declarações do Presidente da República sobre os seus rendimentos. Numa petição online, um grupo de cidadãos juntou-se (até aos 40 038 signatários da petição) e quis mostrar a força da revolta contra o chefe de Estado.

A petição cresceu e ganhou visibilidade, tornando-se num exemplo de que o sentimento de cidadãos anónimos pode ser transportado para o cenário político. É o que sucederá na quarta-feira, com a entrega, no Parlamento, da petição que abomina o Presidente insatisfeito com os seus rendimentos.

Às 10h00 do próximo dia 7 de março, de forma “cívica”, segundo Nuno Luís Marreiros, o primeiro subscritor, será feita a entrega no Parlamento. É uma iniciativa democrática que deu origem a um grupo que acolheu precisamente essa designação: Iniciativa Democrática.

O objetivo desta petição não se queda pela demissão de Cavaco Silva e pretende ir mais além: fazer uma demonstração de que os cidadãos participam “ativamente” na vida política, que reforçará essa atitude e que “está atento” ao que se passa. “Vamos exigir mais aos políticos”, realça Nuno Luís Marreiros. No Facebook, o grupo Iniciativa Democrática continua a reunir seguidores de cidadãos que se dizem atentos. 

As palavras que Cavaco nunca deveria ter dito?

Uma declaração de Cavaco Silva provocou a maior onda de revolta contra um Presidente da República e uma perda de popularidade do chefe de Estado. Cavaco afirmou que os seus rendimentos não eram suficientes para enfrentar as despesas e que teria de recorrer às poupanças para enfrentar a… austeridade.

Às palavras de Cavaco Silva juntou-se um processo de investigação dos jornais, que recolheram no Tribunal Constitucional todos os detalhes dos rendimentos do Presidente da República. Segundo o jornal Dinheiro Vivo, durante o ano de 2010, Cavaco e Maria Cavaco Silva amealharam cerca de um milhão de euros. (leia mais).

Ao longo destes dias, a petição online foi granjeando signatários e nasceu um verdadeiro movimento contra o Presidente da República, que chegou a ser alvo da criação de um jogo online, em que o objetivo era conseguir ajudar o chefe de Estado a arrecadar rendimentos.

Mais tarde, suscitada pelas palavras de Cavaco Silva, a investigação prosseguiu e os portugueses foram confrontados com os rendimentos do Presidente da República, depois de deixar o cargo. Depois de terminar o mandato, Cavaco vai receber 300 mil euros por ano, além das reformas que acumulará. Todos os ex-chefes de Estado têm direito a cerca de 2900 euros por mês para despesas de deslocação: motorista, carro e combustível. Merecem também secretária. E um assessor… (leia mais)

A petição ‘Pedido de demissão do Presidente da República’ e o grupo Iniciativa Democrática ganharam força. Cavaco, entretanto, receberá um ‘convite’ para deixar o cargo, sob a forma de petição online que chega ao Parlamento na próxima semana.

Em destaque

Subir