Mundo

Pesquisa associa excesso de peso a oito tipos de cancro

Uma equipa de investigadores identificou oito tipos de cancro associados ao excesso de peso e à obesidade: tiróide, estômago, fígado, meningioma, mieloma múltiplo, vesícula, pâncreas e ovários. Hábitos alimentares saudáveis representam, segundo o estudo, um modo de prevenir estes tipos de cancro.

De acordo com uma equipa de investigadores da Universidade de Medicina de Washington, em St. Louis, o excesso de peso pode representar maior risco de sofrer oito tipos de cancro.

Para a realização desta pesquisa – cujos resultados são publicados nesta quinta-feira no The New England Journal of Medicine ­–, foram analisados mais de mil estudos (que se dedicavam ao excesso de peso), realizados, ao longo de anos, pela Agência Internacional de Pesquisa do Cancro.

A principal conclusão é uma maior incidência destes tipos de cancro em pessoas com obesidade. “A incidência de cancro devido ao excesso de peso ou obesidade é mais ampla do que se acredita atualmente”, salienta o especialista Graham Colditz, da Universidade de Medicina de Washington, em declarações reproduzidas pela Globo.

A justificação para esta profunda ligação entre peso excessivo e risco de cancro encontra-se num facto: a gordura “aumenta o índice de estrogénio, testosterona e insulina, promove inflamação, e esses fatores podem levar ao desenvolvimento de um tumor”.

Nesta lista de cancros, os autores deste estudo verificaram que quanto maior é o Índice de Massa Corporal (IMC), maior o risco de sofrer de um daqueles tipos de cancro.

Numa divisão no género, assinalam os cientistas que as mulheres e os homens apresentam o mesmo nível de risco.

Por outro lado, os resultados analisados mostram um padrão muito semelhante em todas as partes do globo.

Este não é o primeiro estudo que faz uma ligação entre o peso e o risco de cancro.

Investigadores do Fundo Mundial de Investigação do Cancro concluíram recentemente que o peso excessivo pode aumentar os riscos de as mulheres padecerem de cancro do ovário.

Os cientistas já tinham feito uma associação entre o peso em excesso e outros cancros (mama, cólon, ou útero), mas depois da avaliação de 128 estudos sobre este tipo de cancro acrescentaram-no à lista.

Os fatores de risco conhecidos do cancro do ovário eram a idade e também o histórico familiar. No entanto, a obesidade também pode provocar o desenvolvimento da doença.

Este mesmo grupo de investigadores detetou esta associação, em 2002, observando a obesidade ligada a maior incidência dos cancros do cólon, esófago, rim, mama e útero.

“O estilo de vida, uma dieta saudável, manter um peso correto e fazer exercícios, além de não fumar, podem ter um impacto significativo na redução do risco de cancro”, alerta Graham Colditz.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias