TV

Pesca ilegal: Argentina manda ao fundo pesqueiro chinês e salva a tripulação (vídeo)

Uma patrulha argentina tentou apresar um pesqueiro chinês, que realizava pesca ilegal no Atlântico Sul. Após uma tentativa de fuga e manobras de colisão por parte dos chineses, a Guarda Costeira afundou o barco de pesca, salvando depois a tripulação.

O vídeo, divulgado pela Guarda Costeira da Argentina, mostra o momento em que a embarcação chinesa, Lu Yan Yuan Yu 010, se vai inclinando lentamente, em mar aberto, depois de ser atingido a tiro pelo navio argentino.

Em comunicado, a polícia explicou que tentou apresar o pesqueiro chinês, por alegada prática de pesca ilegal, mas teve de recorrer ao poder de fogo face à retaliação da tripulação chinesa, que primeiro tentou fugir para águas internacionais e, quando viu o caminho barrado, tentou abalroar o navio da patrulha argentina.

“A embarcação transgressora realizou manobras para colidir com a patrulha da Guarda Costeira, pondo em risco não só as vidas da sua tripulação como também as dos elementos da guarda costeira. Por isso, foi dada a ordem de abrir fogo sobre diferentes secções do barco, danificando-o”, explicou a polícia argentina.

No mesmo comunicado é referido que a tripulação do pesqueiro chinês foi toda resgatada com vida.

O barco tinha sido detetado ao largo de Puerto Madryn, na segunda-feira, e desrespeitou as ordens da Guarda Costeira, complementou a nota da polícia argentina.

https://www.youtube.com/watch?v=JhQ1QDIJHtQ

Em destaque

Subir