Nas Notícias

Perú dá 9000 euros a criações portuguesas com cacau peruano

comida_chocolate_2O Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Perú associou-se ao evento ‘O Chocolate em Lisboa’ para promover uma competição a nível nacional para todos os amantes da iguaria. Com prémios no valor de 9000 euros, o ‘Concurso de Chocolate Peruano’ procura as melhores criações que tenham como elemento base o cacau de origem peruana, às quais devem ser adicionados outros produtos típicos que caracterizam a cultura do país.

A República do Perú assinala desta forma a sua estreia como ‘País Produtor Convidado’ do certame.

Com participação aberta a toda a comunidade portuguesa e com inscrições até 15 de janeiro de 2016, a avaliação e supervisão técnica do ‘Concurso de Chocolate Peruano’ vai estar a cargo do Cacau Clube de Portugal e do reputado mestre chocolateiro, chef António Melgão.

Com o objetivo de aproximar o público nacional desta iguaria cuja ligação ancestral ao cultivo de sementes de cacau remonta à civilização Inca, o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Perú decidiu lançar, em conjunto com o Campo Pequeno e o Cacau Clube de Portugal, este aliciante concurso.

“A iniciativa vai ser uma das grandes atrações que marcarão a presença da República do Perú como o País Produtor Convidado deste certame que já é uma referência no nosso panorama gastronómico”, refere Filipe Frazão, da organização d’O Chocolate em Lisboa.

Englobando cinco categorias – tabletes; bombons, trufas e pralines; bebidas de chocolate; bolachas e biscoitos; bolos e entremeio –, o ‘Concurso de Chocolate Peruano’ vai premiar a melhor criação nacional com 5000 euros. Ao segundo e terceiro classificados vão ser atribuídos 2500 euros e 1500 euros, respetivamente.

A revelação dos vencedores e entrega de prémios terá lugar no primeiro dia d’O Chocolate em Lisboa, evento que vai decorrer de 4 a 7 fevereiro de 2016.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir