PT Animal

Peritos defendem tratador que deu murro no focinho do canguru (vídeo)

O vídeo de um homem a esmurrar um canguru no focinho continua viral, agora por causa dos peritos que vêm elogiar… o murro.

Recorde-se que nas imagens, feitas em junho mas só agora divulgadas, um tratador de elefantes dá um murro a um canguru que tinha um cão, Max, preso pelo pescoço.

De acordo com os peritos em comportamento de cangurus, a atuação de Greig Tonkins (assim se chama o protagonista) foi exemplar.

“O caso foi realmente interessante. Quando os cangurus brigam tendem a envolver-se numa luta corporal e em pontapés, mas geralmente fogem dos cães e dos dingos, que entendem serem predadores. Neste caso, o cão deve ter surpreendido o canguru e aproximou-se demais. Sem tempo para fugir, o canguru optou por se defender com uma chave de pescoço”, explicou Mark Eldrige, especialista em cangurus do Museu da Austrália.

O que mais surpreendeu este perito foi a forma como o humano saiu ileso do confronto: “Os machos costumam medir-se antes de lutarem e, se nenhum recuar, então envolvem-se numa luta agressiva. Penso que o canguru ainda estava a medir o Greig Tonkins quando levou com o murro”.

Frisando que “os cangurus têm grandes antebraços e são muito fortes”, Mark Eldrige, um dos cientistas mais reputados na especialidade na Austrália, lembrou ainda que os famosos pontapés destes marsupiais podem facilmente esventrar um humano.

“O homem teve muita sorte em não levar com um pontapé”, insistiu: “Devia estar ainda a medir o adversário e ficou surpreendido, optando depois por fugir em vez de lutar”.

Nas redes sociais australianas, Greig Tonkins tem sido fortemente criticado pelo murro com que salvou Max, havendo até quem “deseje que um homem de família e o seu cão morram quando o canguru nem sequer ficou ferido”, como realçou um amigo, na sequência da polémica que o vídeo gerou.

Em destaque

Subir