Nas Notícias

Perícias médico-legais e contestação às seguradoras disparam

medico3Best Medical Opinion (BMOp) regista, nos primeiros três meses do ano, um aumento exponencial do número de perícias médico-legais. A contestação dos portugueses contra as seguradoras é cada vez maior.

Em apenas 90 dias, a actividade pericial, que inclui a realização de exames bem como a comparência de peritos em Tribunais ou Juntas Médicas, área totalmente autónoma do serviço de pareceres médicos, já representa mais de 50 por cento dos negócios da empresa, prevendo-se que aumente, consideravelmente, ao longo de 2012.

Em tempos conturbados de crise económico-social e de valores, os portugueses estão a ter a vida ainda mais dificultada por alguns hospitais – públicos e privados – e por algumas seguradoras. Em inúmeros casos, há entidades que dificultam, sonegam ou mesmo recusam fornecer a documentação clínica, aos cidadãos.

O director da BMOp revela que “são muitos os cidadãos que nos manifestam insatisfação e desconfiança para com as companhias de seguros e algumas entidades com elas colaborantes”.

Pedro Meira e Cruz considera que “este sentimento está, não só, relacionado com o facto de diversas seguradoras e hospitais, frequentemente, dificultarem o acesso e recusarem fornecer a informação clínica ao seu titular ou familiar directo – o que a lei explicitamente prevê.

Isto leva a que o cidadão fique em situação de clara desvantagem quando há divergências de opinião, mas, também, porque os cidadãos consideram que as seguradoras, face à ocorrência de eventos incapacitantes, tendem a subvalorizar os danos individuais causados”.

Pedro Meira e Cruz assegura que “são cada vez mais os portugueses que, de norte a sul do país, recorrem aos serviços da Best Medical Opinion porque sabem que somos uma instituição independente que avalia e valoriza, adequadamente, com isenção, os danos na integridade física e psíquica do indivíduo o que, em muitos casos, evita e resolve situações de conflito.”. Estas são as principais justificações encontradas pelo responsável da BMOp para a subida dos pedidos, feitos através da empresa.

Em destaque

Subir