Tecnologia

Perdeu o telefone? Saiba que o pode encontrar, bloquear e até apagar todo o conteúdo

samsung_galaxy_s7_mini

Perder o telefone nos dias de hoje é uma tremenda dor de cabeça. Se os telefones mais antigos guardavam apenas mensagens e números de telefone, os smartphones de hoje em dia guardam muito mais informação, o que pode tornar a sua perda numa autêntica dor de cabeça.

Apesar disso, há formas de saber onde está o seu aparelho, bloquear o mesmo e até apagar todo o seu conteúdo, para que o mesmo não fique acessível e ponha alguns do seus dados pessoas à mercê de quem o encontrou.

As três gigantes da tecnologia, Apple, Microsoft e Google disponibilizam ferramentas para detetar a localização dos smartphones e, com isso, mesmo que não seja possível recuperar o aparelho, podemos sempre eliminar os dados neles presentes.

No caso da Apple, a ferramenta para esse efeito é o Find My iPhone que, entre outras coisas, permite bloquear e apagar o conteúdo nele presente. No caso da Google, existe a ferramenta Android Device Manager, mas a marca de Mountain View prepara uma mais prática.

Trata-se do portal Find Your Phone, onde todos os teus dispositivos com contas Google associados serão listados. Dentro desse portal podes fazer exatamente o mesmo processo, bloquear e apagar os dados do smartphone.

No caso da Microsoft, e no que diz respeito ao Windows Phone, também existe essa possibilidade, e arriscamos dizer que a Microsoft – mesmo sendo a última a ter chegado ao mercado – foi a primeira a implementar esta funcionalidade.

No entanto, a maioria dos utilizadores do Windows Phone desconhece-a. Para ter acesso à mesma basta aceder à loja de aplicações do Windows (Windows Phone Store) fazer login com a sua conta Microsoft (MSN ou Outlook) e aceder a várias funções, como nos casos anteriores.

Aqui pode ver as últimas localizações do aparelho, fazer tocar o mesmo com o volume no máximo (no caso de o ter perdido em casa ou no carro) bloquear o aparelho e apagar todo o conteúdo. No entanto, nem tudo são rosas e convém lembrar que a localização do dispositivo (GPS) deve estar ativa, caso contrário tais procedimentos podem não ser possíveis.

Em destaque

Subir