Mundo

Perdeu a memória durante o coma e usa o Instagram para a recuperar

Joseph MillerUm acidente vascular cerebral deixou Joseph Miller em coma. Quando acordou, perdera 95 por cento da memória. A recuperação, que tem vindo a surpreender os neurologistas, tem sido facilitada pelo Instagram.

“Através do Instagram, lembrei-me que trabalhava com contabilidade, gostava de escalar e adorava conhecer pessoas novas”, adiantou o jovem norte-americano.

Foi em julho do ano passado que um colega encontrou Joseph Miller inconsciente no chão do quarto da residência universitária. Tinha sofrido um acidente vascular cerebral.

Após 17 dias em coma, o jovem despertou, mas sem cerca de 95 por cento da memória.

“Eu estava a sofrer de uma enxaqueca intensa. Eu queria escrever alguma poesia naquele dia e nem sequer conseguia pensar direito. Eu disse ao meu colega que não me sentia bem e fui para a cama”, recordou o estudante.

Joseph Miller sabe que adora escrever poesia e pintar, mas como é que se lembra disso? Graças ao Instagram, que tem ajudado a uma recuperação da memória tão rápida que até espantou os neurologistas.

“Eu insisto que, quando alguém está a recuperar de um acidente vascular cerebral, quanto mais exercitar a memória melhor. A ideia do Instagram é muito acessível. Qualquer coisa que movimenta a memória pode ajudar a trazer de volta lembranças anteriores”, salientou Steven Cramer, neurologista da Universidade da Califórnia.

“É fascinante como o Instagram tem desempenhado um grande papel na minha recuperação”, comentou o próprio Joseph Miller, que às vezes se sente “como se tivesse dormido durante toda a minha vida”.

Em destaque

Subir