Nas Notícias

Perdem telemóvel e fingem assalto, para acionar seguro do aparelho

policia judiciaria Três pessoas foram constituídas arguidas pela Polícia Judiciária (PJ), por simulação de um crime de roubo, em Rio Tinto (Gondomar). Em causa, um telemóvel que ficou esquecido num centro comercial. Perdido o telemóvel, encenaram o roubo, para conseguirem acionar o seguro do aparelho e recuperar o valor do mesmo.

Através da Diretoria do Norte, a Polícia Judiciária revela que três jovens (dois homens e uma mulher) com idades entre os 23 e os 26 anos foram constituídos arguidos, por simulação de um crime de roubo.

Os factos remontam a 3 de agosto de 2014, data da denúncia de um alegado crime de roubo, cometido com arma de fogo na via pública.

Os agora arguidos apresentaram uma queixa, naquele dia, onde se diziam vítimas de um assalto à mão armada, praticado por dois encapuzados, que com uma arma conseguiram levar o telemóvel de um deles.

“De acordo com a denúncia, o assalto à mão armada teria ocorrido na data acima referida, pelas 02h40, em Rio Tinto, tendo sido protagonizado por dois encapuzados que lhes teriam apontado uma pistola, apropriando-se de um telemóvel adquirido recentemente e avaliado em 250 euros”, lê-se na nota da PJ.

Na verdade, a história era falsa. E no decurso da investigação, as autoridades descobriram que não ocorrera qualquer assalto.

“Um dos arguidos tinha deixado, por esquecimento, em cima de uma mesa da zona de restauração de um centro comercial, o aludido telemóvel”, refere o comunicado.

Ainda de acordo com a PJ, quando se apercebeu de que não tinha o telemóvel, regressou ao local onde o tinha deixado, só que entretanto alguém já o levara.

O objetivo desta encenação era “conseguir ativar o seguro”, para recuperar o valor do aparelho e, segundo a PJ, “vingar-se de quem se tinha apropriado do telemóvel”.

O jovem que se esqueceu do aparelho “inventou” que tinha sido alvo de um roubo, “convencendo os seus amigos a participarem na simulação do crime”.

Em destaque

Subir