Nas Notícias

O pequeno Henrique está nos cuidados intensivos após complicações na operação

pequeno henriqueNo ‘Dia do Henrique’, o pequeno Henrique Gomes, cuja vida depende de um transplante de medula, teve de ser operado. O bebé que hoje faz 20 meses sofreu complicações durante o procedimento e teve de ficar nos cuidados intensivos.

O pequeno Henrique, que sofre do síndrome de Hurler e necessita com urgência de um transplante de medula, teve um mau dia para quem celebrava 20 meses de vida.

O bebé foi ao Hospital de Santa Maria para que lhe fosse colocado um novo cateter central, fundamental para permitir fazer o tratamento enzimático semanal com o qual se tenta controlar a doença.

O problema é que, apesar de hoje ser ‘o Dia do Henrique’, de acordo com uma iniciativa da Rádio Comercial, a cirurgia do pequeno Henrique Gomes não correu como se esperava.

“Infelizmente não está a ser fácil… Começou muito cedo e de forma atribulada”, relatou a página ‘Ajuda o pequeno Henrique’, que tem ajudado a família a procurar um dador compatível de medula.

“A cirurgia esteve em risco de não acontecer, pois como estou meio constipado as doutoras ponderaram adiar”, dizia ainda o artigo: “Tive de fazer aerossóis e ser aspirado para ser reavaliado. Entretanto, decidiram avançar, pois preciso mesmo do cateter. Desta vez parece que a parte da anestesia até que correu bem, e não tive de ser picado tantas vezes, mas a colocação do cateter não foi nada fácil”.

Infelizmente, “todas as complicações que podiam ocorrer, aconteceram”, levando a que a cirurgia demorasse mais do que o previsto e que o pequeno Henrique acabasse por perder muito sangue.

O bebé teve de ficar internado nos cuidados intensivos e realizou análises para se saber se tinha de receber uma transfusão de sangue.

“Estou muito irritado, desconfortável, e muito maçado”, ‘contou’ o bebé: “Já vieram fazer RX e ecografia para validarem se ficou tudo bem no sítio pretendido. Aparentemente, sim… A ver vamos. Como dizia no início, supostamente é o meu dia, mas podia ter uma melhor prenda não acham?”

Corrida contra o tempo

A síndrome de Hurler é uma doença degenerativa, progressiva, que afeta vários órgãos e que pode impedir que uma criança chegue a adulta.

Não tem cura, mas existe um tratamento para retardar a maioria das manifestações da doença, o qual depende do transplante de medula.

O pequeno Henrique está numa corrida contra o tempo, pois o procedimento é muito arriscado e só é útil se for feito antes dos 2 anos de idade.

Informação básica geral

O dador de medula deve ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1,5 metros, ser saudável e nunca ter recebido transfusões após 1980.

Não necessita de estar em jejum.

Entre as condições que impedem o registo como dador encontram-se: diabetes, anemia crónica, obesidade mórbida (mesmo nos casos de colocação de banda ou bypass gástrico), patologia cardíaca, hepatite B ou C (alguma vez na vida), doença oncológica, doenças auto-imunes (como artrite reumatóide ou lúpus), doenças infecto-contagiosas, insuficiência renal, patologia da tiróide, hérnia discal, fibromialgia e glaucoma.

Em destaque

Subir