Nas Notícias

Pequena descida da temperatura prevista para esta segunda-feira

As temperaturas vão voltar a descer esta segunda-feira, depois da subida registada no fim de semana em Portugal Continental. A região da Madeira estará sujeita à possibilidade de aguaceiros, um cenário que, de acordo com os especialistas, acontecerá no arquipélago dos Açores.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a principal previsão meteorológica para esta segunda-feira prende-se com uma “pequena descida da temperatura”, em especial na região norte e interior centro.

A especialista Madalena Rodrigues prevê, ainda,a “céu pouco nublado ou limpo” na generalidade do território, à exceção do grande Porto, onde as nuvens serão uma constante.

De resto, o vento será “em geral fraco” no continente.

Bragança será o distrito mais quente, com uma temperatura máxima que pode chegar aos 32 graus, seguindo-se de Castelo Branco, Évora e Beja com 31.

Em Vila Real e Santarém, os termómetros podem chegar aos 30 graus de máxima, com a mínima a fixar-se nos 14 e 15 graus. O Porto terá 23 graus de máxima e 17 de mínima, face aos 26 e 17 em Lisboa.

Açores e Madeira

Para a região dos Açores, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado com abertas”, além de “aguaceiros em especial a partir da tarde”.

As temperaturas serão de 25 graus de máxima e 20 de mínima para Santa Cruz das Flores, 25 e 21 para Angra do Heroísmo e de 26 e 19 graus para Ponta Delgada.

A Madeira pode esperar um cenário semelhante, com “períodos de céu muito nublado” e a “possibilidade de aguaceiros fracos”.

Porto Santo registará 26 graus de máxima, enquanto no Funchal os termómetros podem chegar aos 25 graus. A mínima será de 20 graus.

Estado do Mar

A costa ocidental terá ondas de “noroeste com um a 1,5 metros”, com a temperatura da água do mar a variar entre os 17 e os 18 graus.

Para a costa sul, o IPMA antecipa ondas de “sudoeste inferiores a um metro”, a uma temperatura de 18/20 graus.

Em destaque

Subir