Desporto

Pep Guardiola diz mesmo adeus ao Barcelona após quatro épocas de glória

guardiola_1Na linha do que tinha já sido esta manhã noticiado, confirma-se que Pep Guardiola não continua no Camp Nou. O anúncio foi feito pelo próprio em conferência de imprensa, ao lado do Presidente Sandro Rosell.

É oficial. Após quatro anos à frente da equipa principal do Barcelona, Pep Guardiola está de saída de Camp Nou. Em conferência de Imprensa, o técnico dos catalães comunicou a decisão aos jornalistas, ao lado do Presidente dos blaugrana, Sandro Rosell. Alguns jogadores como Xavi, Iniesta ou Puyol, capitães de equipa, também marcaram presença na sala da comunicação social.

O treinador de 41 anos vai orientar a equipa nos jogos que faltam na Liga Espanhola, quatro no total, assim como na final da Taça do Rei, marcada para dia 25 de maio, frente ao Atlético de Bilbao.

A perda do campeonato espanhol e o afastamento da Liga dos Campeões, nas meias-finais da prova, frente ao Chelsea, tornam-se assim decisivos para a vontade do técnico em abandonar a equipa que dirigiu durante quatro épocas.

Guardiola deixa para trás quatro anos de sucesso invulgar. Após o Barcelona B, o técnico espanhol pegou no comando da equipa principal na época de 2008/09 e desde aí foi sempre a somar: três ligas espanholas, uma Taça do Rei, três Supertaças de Espanha, duas Ligas dos Campeões, dois Campeonatos Mundiais de Clubes e ainda duas Supertaças Europeias.

Em quatro anos, foram 13 os títulos conquistados por Guardiola, que pretende agora provar o seu valor noutros campeonatos.

Quanto a possíveis sucessores, Marcela Bielsa, técnico do Atlético de Bilbao, que nesta quinta-feira conquistou um lugar na final da Liga Europa, em Bucareste, ao afastar o Sporting nas meias-finais, é o nome mais ouvido no país vizinho. No passado, foi até o próprio Guardiola a elogiar o treinador dos Bascos, clube que é curiosamente apelidado de ‘pequeno Barcelona’, pela sua forma de trocar a bola.

Joachim Low, atual selecionar alemão, é outra das possibilidades faladas, assim como Luís Henrique, antiga estrela do Barça e atual treinador da Roma, e Laurent Blanc, selecionar da França. Outro nome que surge na imprensa no país vizinho é André Villas-Boas, ex-FC Porto e Chelsea, que se encontra neste momento sem clube.

Atualização
Após a comunicação da saída de Guardiola, o clube catalão já confirmou que Tito Vilanova, atual adjunto de Pep, é o seu sucessor no final da época.

Em destaque

Subir