Mundo

Pentágono diz que profanação dos cadáveres de talibãs é “lamentável”

leon_panettaO secretário americano de Defesa reagiu ao vídeo que mostra quatro marines norte-americanos a urinar sobre cadáveres de talibãs afegãos. “É um comportamento absolutamente lamentável”, afirmou Leon Panetta, citado pela AFP.

Leon Panetta afirma que “assitiu ao vídeo” divulgado no Youtube e classificou a atitude dos militares americanos – que urinaram em talibãs mortos, no Afeganistão – e classificou o comportamento de “absolutamente lamentável”.

Os EUA prometem investigar a veracidade das imagens desta profanação de cadáveres e punir os marines. Estas declarações de Panetta fazem crer que os EUA já têm a certeza de que se trata de um vídeo verdadeiro.

O grupo de quatro marines, que em redor de um grupo de talibãs afegãos mortos urinou, ao mesmo tempo que fazia comentários de gozo, deve agora receber uma punição.

O corpo de fuzileiros já emitira uma nota onde revelava que as ações gravadas em vídeo “não são dignas” da unidade. “Tenha um bom dia, amigo”, diz um dos militares, enquanto urinava sobre o corpo de um talibã.

“Esta não é a primeira vez que assistimos a tamanha brutalidade, mas não é um processo político. Por isso, o vídeo não irá prejudicar conversações e troca de prisioneiros”, referiu, por sua vez, o porta-voz dos talibã, Zabihullah Mujahid, em declarações reproduzidas pela AFP.

Outra reação proveio da NATO, que considerou a atitude dos marines como “inexplicável e desrespeitoso”, num comportamento que “desonra” o país. Veja as imagens que se multiplicaram pelo mundo, através do Youtube.

Em destaque

Subir