Economia

Pensões: Aumentos extraordinários faseados em 2018 custam 47 milhões em 2019

O Governo aprovou o aumento extraordinário das pensões, mas de forma faseada e a começar só em agosto do próximo ano. Serão mais entre seis a dez euros para os pensionistas, com um custo de 35 milhões em 2018 e 47 milhões em 2019.

De acordo com a proposta de Orçamento de Estado para 2018, ontem finalizada pelo Executivo de António Costa, quem recebe a pensão mínima verá esta aumentar em seis euros, enquanto as restantes sobem em dez euros… para além do que já iam subir.

Este aumento extraordinário, que deve abranger cerca de 1,6 milhões de pensionistas, representa um agravamento de 82 milhões de euros para os cofres públicos.

No entanto, como a aplicação do aumento vai ser faseada (a partir de agosto), também os custos foram repartidos.

Assim, no próximo ano o Estado pagará mais 35 milhões de euros para suportar este aumento das pensões, fatura que agrava para os 47 milhões no ano seguinte.

A medida foi uma exigência do PCP ao PS, no âmbito do apoio comunista à geringonça. O Bloco de Esquerda terá ajudado nesse intuito.

Já a atualização automática das pensões, na sequência do Estatuto do Aposentação, representa um custo de 357 milhões de euros. Ainda assim, como o aumento não chegava aos dez euros para vários pensionistas, o Orçamento de Estado para 2018 reservou um aumento extraordinário.

Em destaque

Subir