Economia

Pensão de Salgado passa de 29 mil para 90 mil euros mensais

Ricardo Salgado vai ter a sua pensão de reforma reposta, graças a uma mudança legislativa. Segundo a TVI, a partir de novembro, o ex-presidente do BES passa a ganhar 90 mil euros (em vez dos 29 mil que auferia desde 2014). A medida tem efeitos retroativos, o que faz com que um milhão de euros seja entregue a Salgado.

Beneficiando do fim dos cortes ditados por Vítor Bento, em 2014, Ricardo Salgado terá a reforma em triplicado, a partir de novembro.

Assim como outros ex-gestores, o ex-presidente do Banco Espírito Santo vê reposto o valor anterior.

Segundo a notícia avançada pela TVI, a medida tem efeitos retroativos, até setembro do ano passado. Desse modo, Ricardo Salgado deverá receber cerca de um milhão de euros.

Em 2014, Vítor Bento colocou um teto nas reformas, que limitou o valor das pensões das pensões ao salário mais alto pago a um administrador efetivo (ao abrigo do artº 402 do código das sociedades comerciais).

Essa medida fez descer a pensão milionária de Salgado e de outros ex-gestores do BES. Só o ex-presidente do banco perdeu 60 mil euros mensais.

A pensão de Ricardo Salgado não é paga pelo Estado. No entanto, recorde-se, o banco foi alvo de uma intervenção do Banco de Portugal, sendo que a resolução do BES implicou fundos públicos.

Em destaque

Subir