Motores

Penalização custa vitória a Filipe Albuquerque em Portimão

Richard Bradley, Gustavo Yacaman e Richard Bradley, aos comandos do Oreca 07 # 40 da Graff venceram as 4 Horas de Portimão, derradeira prova do European Le Mans Series, disputada este domingo no Autódromo Internacional do Algarve, que Filipe Albuquerque concluiu na segunda posição.

O piloto português poderia ter vencido a corrida se não fosse uma penalização, quando o Ligier JSP217 # 32 da United Autosports era guiado por Will Owen, devido a excesso de velocidade na linha de boxes.

Face ao resultado conseguido, a Memo Rojas e Léo Roussel sagraram-se campeão, já que os dois pilotos terminaram a corrida na quarta posição, no Oreca 07 # 22 da G-Drive, que dividiram com Rio Hirakawa.
Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa, Will Owen e Hugo de Sadeleer, sabiam de antemão que seria muito complicado chegar ao título, face aos 18 pontos que os separavam de Rojas e Roussel antes desta última prova da época, mas numa prova tão extensa tudo poderia acontecer.

Largando da segunda posição, De Sadeleer fez um começo de prova em bom ritmo no Ligier # 32, e se nada de anormal tivesse sucedido poderia ser possível discutir o triunfo na corrida, já que vencer o campeonato não dependia da equipa.

Só que ao ultrapassar a velocidade permitida na via das boxes (60 km/h), De Sadeleer, no seu último ‘pit stop’, acabou por comprometer as aspirações a vencer a corrida. Filipe Albuquerque ‘pegou’ no carro e procurou limitar os danos, conseguindo, a poucas voltas do fim ir ‘buscar’ a segunda posição a Matevos Isaakyan, que no Dallara P217 # 27 da SMP – se teve de contentar com o último lugar do pódio.

Apesar de não ganhar a corrida, a United Autosports pôde celebrar a ‘dobradinha’ na categoria LMP3, graças ao primeiro lugar dos seu dois Ligier, com o # 3 de Christian England, Mark Patterson e Will Boyd, a terminar diante do # 2 de John Falb e Sean Rayhall, campeões da classe.

Na disputadíssima categoria GTE, o triunfo foi para Matteo Cairolli, Christian Ried e Joel Camathias, no Porsche GT3 RSR # 77 da Proton, batendo Will Stevens, Robert Smith e Joey Fanin no Ferrari 488 GTE # 66 da JMW Motorsport.

Classificação

1º Allen/Bradley/Yacaman (Oreca) 139 voltas
2º Owen/De Sadeleer/Albuquerque (Ligier) + 38,169s
3º Isaakyan/Ourudzhev (Dallara) + 59,254s
4º Rojas/Hirakawa/Roussel (Oreca) + 1m01,198s
5º Lacorte/Sernagiott/Belicchi (Dallara) + 1 volta
6º Barthez/Buret/Berthon (Ligier) + 1 volta
7º Andersen/Fjordbach (Dallara) + 2 voltas
8º Lammers/Van Eerd (Dallara) + 2 voltas
9º Lafargue/Lafargue Jr/Chatin (Ligier) + 2 voltas
10º Hedman/Lapierre/Hanley (Oreca) + 2 voltas

Em destaque

Subir