Desporto

Pena suspensa de prisão para Ricardo Carvalho por fraude fiscal

Ricardo Carvalho foi condenado a sete meses de prisão por fraude fiscal, em Espanha. O defesa que jogou no Real Madrid ocultou 545.981,03 euros, que devolveu assim que foi notificado pelo fisco, revela a agência Efe. A pena fica suspensa, mas o jogador terá de pagar uma indemnização de 142.822 euros.

Em causa está a tributação dos direitos de imagem, que vários economistas consideram ter uma legislação dúbia. Tal como aconteceu com Lionel Messi, Ricardo Carvalho não declarou os rendimentos provenientes dos direitos de imagem, uma vez que a verba lhe era paga através de uma sociedade registada nas Ilhas Virgens e não em Espanha.

Mas por praticar a atividade em Espanha, quando jogou no Real Madrid, o fisco espanhol caiu em cima de Ricardo Carvalho. O Tribunal Regional de Madrid condenou o jogador a sete meses de prisão pelos crimes fiscais cometidos em 2011 e 2012.

O tribunal teve em conta a situação de Ricardo Carvalho, atualmente ao serviço dos chineses do Shanghai SIPG, quando notificado pelo fisco para a irregularidade da situação.

O internacional português admitiu a fraude, avaliada em 545.981,03 euros, e devolveu esse montante ao tesouro espanhol. Uma atenuante que, por ter sido realizada ainda antes da abertura do processo judicial, ponderou na decisão do tribunal em decretar a suspensão da pena, até por ser o primeiro delito do arguido.

Ricardo Carvalho terá de pagar uma indemnização de 142.822 euros, menos de metade dos 300 mil pedidos pelo Ministério Público espanhol, que pediu também um ano de prisão para o central.

Na comparação com a pena de 21 meses imposta a Lionel Messi, os magistrados lembraram que a fraude do argentino era bem superior, atingindo os 4,1 milhões de euros.

Em destaque

Subir