Mundo

Pelo menos dois feridos em contra-ataque das forças de Haftar perto da capital líbia

Pelo menos dois civis ficaram feridos este sábado, no sul da capital líbia, na sequência de um contra-ataque comandado pelas forças do marechal Khalifa Haftar, num dia em que os combates redobraram de intensidade.

Em declarações à agência de notícias Efe, autoridades do país indicaram que aviões de combate das forças Haftar atacaram durante a noite várias posições nas cidades de Ain Zara, Tajoura e na sétima região, palco de intensas batalhas de artilharia durante o dia.

Os ataques forçaram o encerramento da base aérea do Mitiga, o único aeroporto que opera na capital, Tripoli, e o desvio de voos para a cidade vizinha de Misrata, principal porto comercial da Líbia aliado ao Governo de União Nacional (GNA).

Pelo menos 174 pessoas morreram e 758 ficaram feridas desde que, a 04 de abril, começou uma ofensiva do Exército Nacional Líbio do marechal Khalifa Haftar para conquistar Tripoli, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde.

O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, indicou que pelo menos 14 civis foram mortos e 36 ficaram feridos nos combates que opõem as forças do GNA, reconhecido pela comunidade internacional, ao Exército Nacional Líbio proclamado pelo marechal Haftar, homem forte do leste líbio.

Os combates causaram ainda mais de 18.000 deslocados, segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU.

Além dos combates no terreno, os dois campos realizam diariamente ataques aéreos e acusam-se mutuamente de visar civis.

Em destaque

Subir