Mundo

Pelo menos 34 estudantes morreram numa igreja após sismo e tsunami na Indonésia

Pelo menos 34 estudantes de teologia morreram dentro de uma igreja na ilha de Celebes, que sucumbiu devido ao sismo de magnitude 7,5 seguido de tsunami que abalou a Indonésia na sexta-feira, disse a Cruz Vermelha.

De acordo com a porta-voz da Cruz Vermelha local, Aulia Arriani, 52 estudantes de teologia continuam desaparecidos.

“No total foram encontrados trinta e quatro corpos pelas equipas de resgate”, disse Aulia Arriani, afirmando que os 86 estudantes participavam num retiro religioso no distrito de Sigi Biromaru, no norte da ilha.

O difícil acesso ao local tem sido o principal problema das equipas de resgate. “O principal problema é andar na lama mais de uma hora e meia a carregar os corpos”, explicou a porta-voz da Cruz Vermelha.

As autoridades indonésias elevaram na segunda-feira para 844 o número de mortos dos terremotos e tsunamis que atingiram a ilha de Celebes na última sexta-feira, mas disseram acreditar que ainda existem “centenas de vítimas” soterradas.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse numa conferência de imprensa em Jacarta que acredita que o número de mortos subirá mais porque há “centenas de vítimas” soterradas na lama em Petobo, uma área de Palu.

A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica onde, em cada ano, se registam cerca de 7.000 terramotos, a maioria moderados.

Entre 29 de junho e 19 de agosto, pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400.000 ficaram deslocadas devido a quatro terramotos de magnitudes compreendidas entre 6,3 e 6,9, que sacudiram a ilha indonésia de Lombok.

Em destaque

Subir