Mundo

Pelo menos 19 mortos e dezenas de feridos em sismo em ilha na Indonésia

Pelo menos 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no sismo de magnitude 7 que abalou hoje a ilha indonésia de Lombok (sul), anunciaram as autoridades.

“Segundo as últimas informações, encontram-se 19 mortos no hospital Tanjung (norte de Lombok)”, declarou à agência France Presse o porta-voz das equipas de socorro de Mataram, principal cidade da ilha.

Entre as vítimas mortais encontram-se um rapaz de um ano e uma pessoa de 72 anos.

Segundo o instituto norte-americano de geofísica (USGS), o tremor de terra foi registado a 10 quilómetros de profundidade e a 2,4 quilómetros a leste de Loloan, uma localidade no norte da ilha. As autoridades indonésias lançaram um alerta de tsunami que foi depois levantado.

Há uma semana um outro tremor de terra de magnitude de 6,4 causou 17 mortos e mais de 350 feridos em Lombok, ilha turística dominada pelo vulcão Rinjani e situada a leste de Bali, onde o sismo de hoje também terá sido sentido.

A Indonésia está localizada no designado “anel de fogo do Pacífico”, área de grande atividade sísmica, que regista cerca de 7.000 sismos anualmente, a maioria moderados.

Em destaque

Subir