Mundo

Pelo menos 15 mortos em deslizamento de terra na Indonésia

Pelo menos 15 pessoas morreram e 20 estão desaparecidas na sequência de um deslizamento de terra, na segunda-feira, em Java Ocidental, Indonésia, informou hoje a Agência Nacional de Gestão de Desastres do país, num novo balanço.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que as autoridades continuam a encetar esforços para resgatar os desaparecidos.

O anterior balanço apontava para nove mortos e 34 desaparecidos.

“A retirada das vítimas está a ser complicada devido às condições climatéricas e ao solo argiloso da região”, disse Sutopo, avisando para o risco de ocorrerem novos deslizamentos.

Soldados, polícias e moradores estão ainda à procura de desaparecidos na lama, em Sirnaresmi, no distrito de Sukabumi, na esperança que possam estar ainda vivos.

Na sequência do deslizamento de terra, 30 casas ficaram enterradas na lama e cerca de sessenta pessoas encontram-se agora num abrigo temporário.

O deslizamento ocorreu durante as celebrações da passagem do ano.

“A falta de equipamentos, o mau tempo e o apagão prejudicam os nossos esforços de resgate para aqueles que ainda estão desaparecidos”, explicou o porta-voz.

De acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres, desde o início de 2019 já foram registados mais de 430 deslizamentos de terra que provocaram a morte a 142 pessoas.

As inundações e deslizamentos de terra afetam todos os anos a Indonésia durante a estação de chuvas, sobretudo entre dezembro e fevereiro.

Em destaque

Subir