Ciência

Peixinho de aquário cresce e provoca o caos no rio

O peixe-dourado, um dos mais populares peixinhos dos aquários domésticos, não pode ser posto em liberdade. Em vários rios, multiplicou de tamanho e tornou-se numa peste.

O caso mais recente foi documentado no rio Vasse, na Austrália. Uma equipa de investigadores concluiu que o peixe-dourado foi introduzido neste curso de água há mais de duas décadas e, nos últimos 12 anos, tem-se multiplicado a um ritmo devastador.

“É provável que as crianças, nos casos em que as famílias tiveram de se mudar, tenham libertado os peixes nas zonas aquáticas da região, sem entenderem que existe uma ligação com os rios e que o peixe-dourado é uma ameaça para as espécies de água doce e para o meio aquático”, salientou Stephen Beatty, da Universidade Murdoch, em Perth.

O mesmo investigador apresentou uma prova: segura, com duas mãos, um peixe-dourado com dois quilos de peso e um tamanho dez vezes superior à ‘versão’ de aquário.

No estudo mais recente, a equipa de Stephen Beatty descobriu 15 destes ‘peixões’, com um tamanho semelhante a uma bola de futebol, no rio Vasse.

“As nossas investigações comprovaram que esta espécie tem um hábito migratório impressionante, percorrendo mais de 230 quilómetros ao longo do ano”, acrescentou o cientista australiano.

O problema maior é que o problema, passe a redundância, não se limita ao rio Vasse: por exemplo, no outro lado do mundo, nos EUA, foi relatado um caso semelhante num lago no estado do Colorado.

Subitamente, esse lago passou de nenhum peixe-dourado para mais de 4000!

Em destaque

Subir