Motociclismo

Pedrosa quebra jejum de vitórias e Rossi cimenta liderança

PedrosaJapao315

Dani Pedrosa obteve uma vitória memorável no Grande Prémio do Japão de MotoGP, que este domingo se disputou em Twin Ring Motegi, quebrando um longo ‘jejum’ de vitórias – não ganhava desde Brno em 2014 –, obtendo o seu 27.º triunfo na disciplina.

O piloto espanhol, que largara apenas da sexta posição da grelha de partida, impôs-se a Valentino Rossi, que somou o seu 14.º pódio da temporada e aumentou a sua vantagem na liderança do campeonato para 18 pontos relativamente a Jorge Lorenzo.

Perante 50 mil espetadores e numa pista a secar gradualmente, depois da chuva forte que caiu nas provas de Moto 2 e Moto 3, a corrida da categoria ‘rainha’ do motociclismo teve emoção desde o início.

RossiJapao215

Rossi partiu bem e assumiu o comando, para Lorenzo, autor da ‘pole position’, o recuperar mais à frente. O espanhol da Yamaha chegou a deter dois segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa.

Aparentemente o italiano não tinha argumentos para o piloto de Maiorca e tinha de se defender dos ataques de Andrea Dovizioso, mas quando o piloto da Ducati começou a ter problemas de pneus o ‘Doutor’ ficou mais liberto para atacar o líder.

Foi nesta altura que Dani Pedrosa se começou a aproximar dos três homens da frente. Primeiro deixou para trás Dovizioso, e depois começou a aproximar-se de Rossi, que alcançou a nove voltas do fim.
Subitamente Lorenzo começou a ter problemas com o pneu dianteiro da sua moto, e não tardou a que Rossi e Pedrosa o deixassem para trás.

LorenzoJapao215

A partir dessa o espanhol da Honda passou o italiano da Yamaha à 17.ª volta assumindo o comando para não mais o perder, cortando a meta com mais de oito segundos de vantagem sobre Rossi, que por sua vez terminou no segundo posto três segundos à frente do seu companheiro de equipa.

Quanto a Marc Marqyez, diminuído fisicamente com um osso da mão esquerda partido, a quarta posição foi o resultado possível, aproveitando ainda os problemas de pneus sentidos por Andrea Dovizioso.

Classificação
1.º Dani Pedrosa (Honda) 46m50,767s
2.º Valentino Rossi (Yamaha) + 8,573s
3.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 12,127s
4.º Marc Marquez (Honda) + 27,841s
5.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 35,085s
6.º Cal Crutchlow (Honda) + 37,263s
7.º Bradley Smith (Yamaha) + 37,667s
8.º Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) + 44,654s
9.º Hector Barbera (Ducati) + 48,572s
10.º Scott Redding (Honda) + 50,121s

Em destaque

Subir